Agência Heros: Descubra o que é automação de instagram e quais as melhores ferramentas
Por George Nascimento
Redator e CEO da Heros

Hoje em dia, muitas pessoas ganham a vida hoje pela internet, tornando a gestão de redes sociais fundamental para o sucesso de um negócio, principalmente no caso de influenciadores digitais.

E entre as dezenas de plataformas que existem, o Instagram se destaca, com com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Ou seja, essa é uma das redes sociais ideias para quem quer ter presença online.

Só que editar e publicar fotos na rede social, responder comentários dos seguidores, enviar mensagens privadas e acompanhar as métricas dá muito trabalho e ocupa um tempo que poderia ser dedicado ao planejamento.

E se fosse possível automatizar processos e focar apenas na parte que realmente interessa?

Com a automação de Instagram isso é possível! Continue lendo este texto e saiba tudo sobre essa função e as melhores ferramentas para usar.

O que é automação de Instagram?

Graças ao poder cada vez maior que o marketing digital tem conquistado, oferecer conteúdo de qualidade ao seu público-alvo é fundamental. Principalmente no Instagram, onde a corrida por likes e seguidores é muito grande.

Mas criar um perfil e postar de vez em quando não basta. Para fazer sucesso com a audiência, é preciso ter uma estratégia bastante elaborada, definindo desde o tipo de conteúdo, frequência de postagem e tom de voz.

Nesse sentido, a automação de marketing ajuda nessa tarefa. Com esse processo, rotinas manuais são realizadas de forma automática por meio de plataformas específicas. Inclusive a rotina de gestão de redes sociais.

Com a automação de Instagram, você consegue programar publicações, verificar o melhor horário de postagem, conhecer o perfil dos seus seguidores e até gerar relatórios de desempenho e métricas personalizados.

Funcional, não é?

Por que apostar na automação de Instagram?

Com as estratégias certas e o uso adequado dessas ferramentas, a automação de Instagram permite que você foque na parte criativa do trabalho.

Além de conseguir automatizar processos, você consegue mensurar os resultados de suas campanhas com facilidade e ainda economiza tempo.

Você também gera mais engajamento com os seguidores, já que algumas ferramentas permitem o envio de mensagens automáticas, mapeamento de público-alvo e outras bastante úteis para as suas estratégias.

Isso tudo resulta em mais produtividade entre os profissionais responsáveis pela gestão desses conteúdos.

Outro dos benefícios da automação de marketing mais apreciados pelos instagramers são os relatórios de crescimento.

Eles permitem que você acompanhe o desempenho do seu perfil no Instagram, se suas metas são batidas e ainda ajudam a entender melhor as escolhas que o usuário faz dentro de seu perfil – o que é uma baita informação para elaborar outras estratégias.

Sabendo dessas escolhas, você consegue identificar tendências, tanto de perfis de público quanto de planos de ação para elaborar novas campanhas.

E tudo isso de uma maneira organizada. O que é ótimo. São informações, ferramentas e inteligência artificial à disposição de seu negócio.

Quais as melhores ferramentas de automação de Instagram?

Bom, temos diversas plataformas que permitem a automação de Instagram disponíveis na internet.

E por essa variedade, é desafiador escolher aquela que melhor te atende, com um custo-benefício que caiba no orçamento de seu negócio. 

Antes de escolher, você precisa pensar, obviamente, em quanto está disposto a pagar e quais os recursos que o seu negócio precisa.

Portanto, pesquise muito antes de bater o martelo. Para te ajudar, listamos algumas das melhores ferramentas de automação de Instagram.  

Bume 

Bume é uma das ferramentas mais conhecidas entre os profissionais de redes socais. Ela gerencia por completo uma conta, desde o conteúdo no feed até a lista de melhores amigos daqueles Instagram Stories mais especiais.

Dentre as funcionalidades que a Bume oferece estão o agendamento de publicações, respostas automáticas e gestão de melhores amigos, além de relatórios completos e personalizados.

Com os pacotes da Bume, você pode ter acesso ao Bume Leads, uma função que permite transformar seguidores no Instagram em clientes por meio de um relacionamento ainda mais próximo.

Há também o Bume Pages, que centraliza todas as suas redes sociais em um único link, criando tráfego para seus posts, sites, landing pages a qualquer outra página. 

Os pacotes variam entre R$ 13,70 e R$ 37,70.

Agorapulse

Boas funcionalidades e praticidade de uso são indispensáveis a toda ferramenta de automação de Instagram, certo? Pois esses dois pontos são os elementos que permeiam todos os recursos do Agorapulse.

Se você é aquele gestor que gosta de programar vários conteúdos por vez, reorganizar com o tempo e repensá-los, está tudo bem. A plataforma transforma todo esse processo em um trabalho muito fácil.

A Agorapulse possui soluções para agências, grandes equipes, customizadas para atendimento ao cliente e marketing nas redes sociais.

Oferece ferramentas como calendários compartilhados, de CRM para que você entenda seu público, além, claro, de monitoramento e interações.

Tudo com valores entre U$ 79 e U$ 399 mensais.

Instazood

Já o Instazood permite que o seu perfil no insta tenha um público mais qualificado, atraindo pessoas que realmente se interessam pelo seu conteúdo.

O Instazood permite automatizar processos mais básicos como curtidas, seguir perfis e comentar, além do acesso a ferramentas de pesquisa no Instagram, o que pode ser um grande diferencial para sua campanha. 

Ainda que seja uma plataforma estrangeira, ela possui uma versão português. Seus valores variam de U$S 7,99 a U$S 11,99.

Postcron

Postcron é indicado para aqueles perfis que querem gerenciar melhor seus conteúdos no feed do Instagram.

A plataforma permite agendar posts, automatizados pelo Google Docs – ou por uma planilha de Excel –, e você ainda pode incluir marcas d’água automaticamente em suas imagens. 

São quatro planos que variam de U$ 8 a U$ 169, mensalmente. 

Postgrain

Uma das plataformas mais usadas para melhorar desempenho no Instagram, o Postgrain é usado por grandes marcas até perfis pessoais – que gostam de postar fotos no Instagram sem muito trabalho.

A sua popularidade se dá graças a suas funcionalidades, que permitem agendar postagens, gerenciar usuários diferentes em um único ambiente e interagir com os seguidores. Além de ter um espaço próprio para organizar suas vendas.

A mais recente novidade da plataforma é o Postgrain Academy, um “universo acadêmico” para quem está iniciando na rotina das redes sociais.

O valor para usar o Postgrain com todas as duas funcionalidades é de R$ 29,90 por perfil!

Followers Insight 

Este é um aplicativo que pode te dar informações valiosas sobre sua conta – como horários de maior impacto, posts mais populares e as tags com mais alcance. 

O Followers Insight é, portanto, um “amigo” que te dá dicas fundamentais para manter sua conta movimentada, além de te contar quem deixa de te seguir, quem mais interage com a marca e aqueles mais leais, por exemplo.

O app está disponível para IOS e Android.

SocialGram

SocialGram oferece uma plataforma completa para gerenciar seu Instagram de maneira muito prática e ainda permite transformar seguidores em clientes!

Com automatizações, o aplicativo agenda posts, te dá relatórios completos para acompanhar o crescimento de sua conta, curte estrategicamente fotos para potencializar seu engajamento.

São dois planos, com possibilidade de pagamento trimestral e mensal, por R$ 58 e R$ 76 por mês.

Automatize processos e tenha tempo para vender!

Ao longo desse texto, deu para você perceber que é bem possível tornar fáceis alguns processos que levariam tempo para serem feitos, não é?

Isso ajuda a focar em negócios! Agora que você descobriu algumas das principais ferramentas para automação de Instagram, está na hora de focar em negócios!

Por isso, que tal conferir como vender mais no Instagram, com dicas de sucesso para iniciantes neste ramo? 

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