Agência Heros: Do offline para o online: transforme seu negócio físico em digital
Por George Nascimento
Redator e CEO da Heros

Muitas pessoas pensam que negócios físicos e negócios digitais não se misturam. Mas a internet é um ambiente muito receptivo para quem deseja empreender e existem diversos modelos de negócios que podem se adaptar ao seu nicho.

Ao dar esse salto e transformar seu negócio físico em digital, você terá a oportunidade de dar um salto nas suas vendas, já que o cliente estará a poucos cliques de distância.

Não é preciso jogar o seu negócio presencial para o alto e começar do zero. É totalmente possível aproveitar seus conhecimentos, serviços ou produtos e começar a empreender na internet.

Quer aprender como fazer essa transição o mais rápido possível? Confira abaixo!

Por que você deve apostar no mercado digital?

Vivemos um momento em que devemos nos reinventar e procurar novas soluções para continuar empreendendo. 

Ter um negócio digital significa não só continuar tendo um negócio, mas também ter a disposição um campo aberto com milhares de possibilidades para crescer e atender muito mais pessoas, sem comprometer seu tempo e qualidade de vida.

É uma migração que vale muito a pena, principalmente por estes motivos:

Redução dos custos do negócio

Um negócio físico possui muitos custos fixos, que acabam comprometendo boa parte do faturamento. Ao migrar seu negócio para o mundo digital, muitos destes custos deixam de existir, representando uma boa economia para a empresa.

Por exemplo, se você é professor de inglês e aluga um espaço para dar suas aulas, esse custo cairá por terra quando você começar dar as aulas pela internet. E se você imprime o material didático para distribuir para os alunos, é só mandá-lo em formato PDF.

Mais tempo livre

Como dono do seu negócio, você sabe que precisa dedicar muito tempo não só na administração, mas também das estratégias de divulgação. Também é preciso contar o tempo de deslocamento até o local, certo?

Mas quem empreende no mercado digital pode fazer isso de casa. Basta ter um computador, acesso à internet e um espaço para sentar e trabalhar.

Tirando o tempo para se deslocar até seu negócio, você poderá organizar melhor seus horários e ter mais tempo para sua família e outras atividades para relaxar.

Gestão mais ágil e fácil

Um negócio, independente de ser físico ou digital, depende de uma boa organização e administração dos seus donos para ter sucesso.

Como já dito acima, um negócio físico possui muito mais coisas para serem administradas, que acabam frequentemente gerando boas dores de cabeça para os donos. 

Quando se trata de negócios digitais, a gestão é mais simples, já que você terá acesso a informações de forma centralizada e automática.

Maiores oportunidades de crescimento

Outra característica presente em negócios digitais é a capacidade de escalabilidade. Sempre há oportunidades de crescimento, já que você define a quantidade de clientes.

Ao empreender no mercado digital, poderá chegar a pessoas de qualquer lugar do país, aumentar a exposição da marca, fortalecer o engajamento  e poder ajudar mais pessoas com suas soluções.

Ajuda na construção da sua imagem como especialista

Uma das estratégias mais eficazes para divulgar um negócio online é o marketing de conteúdo, que nada mais é do que criar conteúdos de valor e distribuí-los de graça pelas redes sociais e/ou blog.

Voltando ao exemplo das aulas de inglês, além de alimentar um blog com dicas de conversação e escrita, você pode criar um livro digital em PDF (e-book) com frases e termos em inglês que são importantes em viagens internacionais.

Isso faz com que o seu negócio dependa menos do “boca a boca” e mais do você tem a oferecer.

Como transformar seu negócio físico em digital?

Como podemos ver acima, negócios digitais podem ser muito acessíveis e rentáveis. Para quem deseja colocar a mão na massa e já partir para o mercado online, é preciso ficar atento às dicas abaixo.

Existem diferenças vitais entre ter um negócio físico e ter um negócio digital. Por exemplo, se você tem uma loja de bebidas, quanto mais pessoas entrarem na loja, maiores são as chances de vender, certo?

Um negócio online deve focar em qualidade e não em quantidade de pessoas. 

Mas calma! Seguindo estes passos, você conseguirá fazer uma transição tranquila e ser um empreendedor digital de sucesso. Vamos lá!

Escolha o modelo de negócio

A internet dá um amplo leque de possibilidades para empreendedores que desejam investir nesse mrecado. Alguns dos principais modelos de negócios digitais são:

  • E-commerce, onde você pode criar uma vitrine virtual para expor e vender seus produtos;
  • Marketplace, para quem deseja vender seus produtos pela internet através de plataformas de terceiros;
  • Prestação de serviços online, onde você poderá continuar atendendo seus clientes por e-mail, chat ou videoconferências;
  • Criação de cursos online em diversos formatos, como videoaulas e e-books.

Os cursos online merecem uma atenção especial: você pega o seu conhecimento e o transforma em aulas completas, onde os alunos irão assistir quando e onde quiserem.

Defina seu segmento e estude a audiência

escolha do nicho será essencial para definir o modelo de negócio e o que será vendido. Quando se trata de negócios digitais, é mais interessante focar em um nicho específico e não em um mercado inteiro.

Por exemplo, se você tem uma pizzaria, que tal criar um curso online ensinando pessoas sem muita experiência na cozinha a fazer pizzas em casa? 

No mundo digital, as pessoas procuram por soluções específicas. Ou seja, mesmo você atingindo um público menor, será possível ter um bom volume de vendas. Para entender melhor como escolher seu segmento, veja como fazer uma pesquisa de mercado.

Escolhido o segmento, é hora de entender sua audiência. Mesmo que traga sua base atual de clientes para o seu negócio digital, será preciso estudar potenciais futuros clientes e entender quais tipos de interesses e problemas eles possam ter.

Nesse sentido, definir a persona do seu negócio, ou seja, o perfil do cliente ideal, seus gostos, hábitos e necessidades, pode ajudar você a planejar estratégias e criar conteúdos muito mais direcionados e efetivos.

Crie um site responsivo

Caso o seu negócio ainda não tenha um site, agora é a hora perfeita para criar um. O primeiro passo é registrar seu domínio, ou seja, o nome do site. Esse processo pode ser feito no site registro.br.

Após a escolha e compra do domínio, é preciso um serviço de hospedagem, como o HostGator e King Host, que são duas das opções mais acessíveis do mercado.

Se não puder terceirizar um desenvolvedor para fazer seu site, é possível fazê-lo de graça pelo Google Sites ou adquirindo temas em sites como Theme Forest. O importante é que seu site seja responsivo e otimizado para dispositivos mobile.

Para te ajudar a construir seu primeiro site, confira passo a passo como fazer um pelo Google Sites.

Faça seu negócio chegar às pessoas certas

Não importa se você já tem uma base de clientes ou quer construir uma: é essencial investir em estratégias para que pessoas cheguem ao seu negócio digital. 

Neste post, damos algumas dicas para você abordar e divulgar seu conteúdo para atuais clientes, aqui vamos focar na construção de uma nova audiência:

Para começar, separamos três estratégias de marketing digital conhecidas por seus resultados efetivos:

1. SEO

A otimização dos mecanismos de buscas, também conhecida pela sigla em inglês SEO, é uma ferramenta poderosa para todo negócio digital.

Através de um conjunto de ações e estratégias, que possuem como base palavras-chaves relevantes, o site do seu negócio poderá ganhar uma posição de destaque no Google e aparecer para o público certo.

Para entender melhor como funciona toda a lógica por trás dessa estratégia e como implementar no seu negócio, recomendamos (e muito!) a leitura do nosso artigo sobre o SEO.

2. Copywriting

Copywriting pode ser definida como a arte da escrita persuasiva, muito associada aos textos publicitários. Porém, é algo que vai muito além.

Trata-se da arte de utilizar das palavras como método para divulgar uma marca, produtos e serviços, mas provocando sentimentos nas pessoas, como identificação e empatia.

Clicando no banner abaixo, você poderá baixar nosso material totalmente gratuito ensinando como criar copys perfeitas e potencializar suas vendas com essas técnicas.

 

 

3. Redes sociais

Por fim e não menos importante entra o marketing nas redes sociais. É através destes canais que você irá divulgar seu conteúdo e conversar mais diretamente com a sua audiência.

Também será o espaço para criação de mais conteúdos, como vídeos e posts com informações. Existem diversos técnicas e estratégias para gerar engajamento nas redes sociais, mas o principal é no que você tem a dizer.

Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas!

Desenvolva um plano de marketing

Ter um plano de marketing é essencial para qualquer negócio, seja ele físico ou digital. É o documento que irá detalhar o planejamento e ações de marketing do seu negócio, colocando os objetivos de curto a longo prazo.

Voltando ao exemplo do curso de pizzas para iniciantes: para divulgar o curso, é preciso em quais estratégias apostar e como elas serão feitas. Não basta colocar o link do curso em qualquer lugar e esperar que as vendas venham sem nenhum esforço.

O plano de marketing ajudará exatamente nisso. Será lá que os objetivos e metas do negócio estarão, assim como a persona, os indicadores-chaves de sucesso, quem é o público, os prazos para cada estratégia, entre outros detalhes.

No vídeo abaixo, explicamos como você pode criar o seu plano de forma simples:

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